Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

by Editor

dbci15_cartazÀ margem da comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, promovida pelo Secretariado Nacional Bens Culturais da Igreja com o tema “Património Religioso Identidades e Lugares”, o Ensemble Eborensis associa-se virtualmente à iniciativa partilhando uma pequena mas não menos importante obra de arte imaterial.

Trata-se de um pequeno motete do compositor espanhol Mateus d’Aranda (c.1495-1548) que tem a particular importância de ser até ao momento a mais antiga obra escrita polifonicamente que se conhece associada à Sé de Évora. Aranda, possivelmente natural de Aranda del Duero, estudou em Alcalá de Henares e viajou pelo Norte de Itália, encontrando-se já em Évora ao serviço do Bispo D. Afonso de Portugal no ano de 1528. A D. Afonso foram dedicados os dois mais antigos tratados de cantochão e polifonia que se conhece terem sido impressos em Portugal, em 1533 e 1535 respectivamente. Aranda continuou ao serviço do sucessor de D. Afonso, o Cardeal D. Henrique até 1544, ano em que abandonou Évora para ocupar o posto de Lente de Música na Universidade de Coimbra. O motete Adjuva nos Deus terá sido muito possivelmente escrito entre 1528 e 1544 (período em que permaneceu em Évora), encontrando-se a única cópia – um bifólio – na Biblioteca Pública de Évora.

A obra foi identificada na década de 70 pelo Cónego José Augusto Alegria durante a catalogação do fundo musical da Biblioteca tendo sido transcrita na História da Escola de Música da Sé de Évora. Em 2014 a obra foi reeditada por Luís Henriques, com adição de musica ficta ausente na edição de Alegria, tendo sido mais tarde gravada pelo Ensemble Eborensis e disponibilizada em vídeo realizado pela Associação de Ideias em colaboração com o grupo.