Concerto em Montemor-o-Novo

O Ensemble Eborensis irá apresentar-se no próximo Domingo, 6 de Março, pelas 17h30, na Igreja Matriz de S. João de Deus, em Montemor-o-Novo.

Iremos apresentar o programa “De Beata Virgine Maria: Polifonia e Cantochão do Século XVI”. O programa inclui obras de temática mariana de Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Juan Esquível e Francisco Martins. Para além de polifonia, faremos ainda algumas antífonas para a festa da Purificação da Virgem, provenientes dos livros de coro do mosteiro cisterciense de S. Bento de Cástris, no âmbito da divulgação das fontes musicais desse mosteiro. Iremos ainda fazer algumas antífonas para a festa de S. João de Deus extra-programa, também provenientes das fontes de S. Bento de Cástris.

Em Montemor-o-Novo nasceu, por volta de 1550, António Pinheiro. Terá estudado no Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora, tendo sido nomeado mestre de capela dos Duques de Bragança em 1576. Após uma rápida passagem pelo posto de mestre da claustra da Sé de Évora, regressou a Vila Viçosa onde morreu a 19 de Junho de 1617.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s