Ensemble Eborensis: 3 Anos

Ao final da tarde de 12 de Junho de 2013, o Ensemble Eborensis realizou o seu concerto de estreia na Igreja de S. Vicente em Évora. O programa desse concerto era constituído exclusivamente por polifonia de compositores com ligações à Sé de Évora, com várias obras, motetes de Mateus d’Aranda e Estêvão Lopes Morago, circundando a obra central: a Missa pro Defunctis a 4 de Manuel Mendes.

A ideia de se criar um grupo para fazer polifonia da Sé de Évora tinha nascido uns meses antes (creio que no início de Abril) numa mesa do bar do Colégio Mateus d’Aranda, onde actualmente funciona o Departamento de Música da Universidade de Évora, após conversa sobre este repertório sacro eborense e a necessidade de se fazer música local, complementando o repertório profano, composto por chansons e madrigais, que cantávamos no então Ensemble Vocal Manuel Mendes, grupo de alunos do Departamento. Estávamos longe de imaginar a actividade que já realizámos nestes três anos de existência, cujo trabalho pode ser seguido neste site/blog, do qual destacamos a gravação do CD com cantochão cisterciense para o projecto FCT “Orfeus” e, daqui a umas semanas a representação da cidade de Évora na cidade francesa de Chartres, abrindo o festival ChartrEstivales.

Fica aqui expresso o agradecimento ao público que nos tem seguido e ouvido nestes três anos assim como os comentários que nos têm ajudado a melhorar de concerto para concerto. Também um agradecimento a todos os amigos (particulares, associações, etc) que nos têm auxiliado desde a primeira hora, que não irei mencionar individualmente correndo o risco de esquecer algum, têm a nossa gratidão.

Por fim, uma palavra especial aos que já passaram pelo grupo e aos actuais membros, pelo esforço e vontade em manter este projecto vivo: a divulgação de polifonia e cantochão da cidade de Évora dos séculos XVI e XVII.

Luís Henriques

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s